quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Grupo Ecológico Pau-brasil - Plantando esperança no chão da escola


Breve histórico


O Grupo Ecológico Pau-brasil é o resultado de um processo de construção coletivo que teve início em 1997, quando a escola sofria com a ausência de verde, do vandalismo e da violência na comunidade escolar. Na tentativa de superação desta situação, a escola junto a comunidade realizou diversos projetos de intervenções da dinâmica social, ambiental, pedagógica e cultural da escola com o objetivo de criar uma clima de boa convivência e paz, propício ao processo de ensino -aprendizagem .

Nesse processo surge o grupo ecológico que começou a partir de um projeto interdisciplinar, envolvendo os alunos e professores de Ciências, Geografia e Artes em caminhadas eco-pedagógicas nas áreas verdes próximas a escola durante as aulas de Educação Física. Anos depois pela ausência de verde foi um projeto de horta, jardinagem e arborização da escola. Em 2001 foi estruturado o grupo ecológico com os alunos envolvidos no projeto.
Desde então, sobre a orientação do professor Joacy Severino da Silva, o grupo tem realizado diversas interferências na dinâmica ambiental, social, e cultural da escola e comunidade, tais como: manutenção do projeto de jardinagem e arborização da escola, produção e doação de mudas a comunidade, apresentação dentro e fora da escola de coreografias alusivas às questões ambientais, caminhadas eco-pedagógicas com a participação da comunidade e outras escolas do Município.

O nome do Grupo Pau-Brasil foi sugerido pelos alunos devido a importância e histórica e ambiental desta árvore nativa para o nosso país. Hoje o grupo é formado por alunos do segundo e terceiro ciclo que estudam no primeiro turno. Aproximadamente, cerca de 10% dos alunos que estudam atualmente na escola já participaram do grupo ecológico.

Entre 2002 e 2008 os encontros do grupo aconteceram quinzenalmente no sábado pela manhã. Atualmente, estão acontecendo na escola todas as quartas feiras, das 11:30 às 15 horas. Neste dia, uma média de 20 alunos, inscritos e autorizados pelos pais, almoçam na escola e participam de diversas atividades previstas no início do ano em reunião no início do ano letivo.

Abaixo, imagens do grupo ecológico








































2 comentários:

  1. Oi Waldemar!!!
    adorei as fotos!!os mestres
    inesquecivel pra mim,obrigado por tudo
    amo essa escola de paixão valeú...
    um grande abraco a todos...
    DAVI DE JESUS FERREIRA/2-B/2006...

    ResponderExcluir
  2. oi waldemar espero que continue assim com desenpenho melhor espero que seja assim .......

    ResponderExcluir